O Blog Arquivo Crucial não hospeda nenhum arquivo no seu servidor. Se alguma postagem venha prejudicar o seu autor, por favor entre em contato para a exclusão imediata da mesma. Nosso objetivo é apenas divulgar. Compre os CD´s originais e prestigie seu artista favorito.

    segunda-feira, 7 de março de 2011

    David Bowie

    Image and video hosting by TinyPic

    David Robert Jones (Bowie, 8/01/47, Londres/GB) começa a cantar em grupos de r&b aos doze anos - Aos dezesseis, monta sua primeira banda, os King Bees. "Liza Jane" é o compacto de estréia, lançado em 64 - Depois de uma série de singles fracassados, David decide se lançar como artista solo, assinando um contrato com a Decca. Nessa época, adota o sobrenome Bowie, para evitar confusões com Davy Jones, vocalista dos Monkees - Apesar de colocar alguns singles na parada britânica ("Love You Till Tuesday", "The Laughing Gnome"), o cantor não alcança sucesso com o primeiro álbum - Depois de passar algumas semanas num mosteiro budista e participar do grupo de mímica e pantomima de Lindsay Kemp, Bowie decide criar um laboratório de artes e criação coletiva. Para financiá-lo grava "Space Oddity", inspirada no filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço. O compacto, incluído em seu segundo LP, chega entre as Dez Mais nos EUA e serve de trilha sonora para a descida do homem na Lua, na BBC inglesa - Em 72, Bowie lança The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars. Na pele de Ziggy Stardust, o extraterreno que se transforma em ídolo da juventude, ele alcança o estrelato, a partir do sucesso do compacto "Starman" - Em um concerto realizado em Londres, em 73, Bowie anuncia que está deixando os palcos - Um ano depois ele excursiona pelos EUA, lançando Diamond Dogs - Com Young Americans, Bowie apresenta seu plastic soul. "Fame", parceria com John Lennon, coloca o cantor no topo da parada americana pela primeira vez - Station To Station marca outra metamorfase: com um visual clean, Bowie se tranforma no "Thin White Dukf" ("Magro Duque Branco") - Em 77, o camaleão muda-se para Berlim, para se restabelecer, após um consumo excessivo de drogas. Lá, associa-se a Brian Eno, que produzirá a trilogia Low/Heroes/Lodger - Dois anos depois, ele está de volta a Nova York, onde grava Scary Monsters. Segue-se um período dedicado ao teatro (no papel principal de O Homem Elefante, de Bernard Pomerance) e ao cinema - Volta em 83 com Let´s Dance. O LP - seu maior sucesso comercial até hoje - é acompanhado pela milionária turnê Serious Moonlight - Após o lançamento de Tonight, Bowie volta-se mais uma vez para sua carreira cinematográfica, regressando apenas em 87 com o álbum Never Let Me Down e a turnê mundial Glass Spider - Em maio de 89, Bowie lança um LP como membro da banda Tin Machine, que conta com Tony Sales (baixo), Hunt Sales (bateria) e Reeves Gabrels (guitarra) - No início de 90, o cantor anuncia a turnê Sound + Vision, em que tocará pela última vez seus grandes sucessos. Em setembro, Bowie se apresenta no Brasil. Um novo LP do Tin Machine está previsto para o final de 90.

    FRASES: "Sou apenas uma máquina de xerox. Reflito o que acontece à minha volta." "Eu seria um grande ditador. Muito excêntrico e meio maluco." "Com Ziggy Stardust, criei um rock star artificial totalmente veros-símil." "Eu não me lembro de nada do que aconteceu em 75" (em 83).


    1967 - David Bowie: Download

    1969 - Space Oddity:
    Download

    1970 - The Man Who Sold the World:
    Download

    1971 - Hunky Dory:
    Download

    1972 - The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars:
    Download

    1973 - Aladdin Sane:
    Download Parte 1 / Download Parte 2

    1973 - Pin Ups:
    Download

    1974 - Diamond Dogs:
    Download

    1975 - Young Americans:
    Download

    1976 - Station to Station:
    Download

    1977 - Low:
    Download

    1977 - Heroes:
    Download

    1979 - Lodger:
    Download

    1980 - Scary Monsters (and Super Creeps):
    Download

    1981 - Christiane F.:
    Download

    1983 - Let's Dance:
    Download

    1984 - Tonight:
    Download

    1986 - Labyrinth:
    Download

    1987 - Never Let Me Down:
    Download

    1989 - Tin Machine:
    Download

    1991 - Tin Machine II:
    Download

    1993 - Black Tie White Noise:
    Download

    1993 - The Buddha of Suburbia:
    Download Parte 1 / Download Parte 2

    1995 - Outside:
    Download

    1997 - Earthling:
    Download

    1999 - Hours...:
    Download

    2002 - Heathen:
    Download

    2002 - Bowie at Beeb: Best of BBC Radio 68-72:
    Download Parte 1 / Download Parte 2 / Download Parte 3

    2003 - Reality:
    Download

    Nenhum comentário: