O Blog Arquivo Crucial não hospeda nenhum arquivo no seu servidor. Se alguma postagem venha prejudicar o seu autor, por favor entre em contato para a exclusão imediata da mesma. Nosso objetivo é apenas divulgar. Compre os CD´s originais e prestigie seu artista favorito.

    terça-feira, 29 de março de 2011

    The Stooges

    Image and video hosting by TinyPic

    James Newell Osterberg (Iggy Pop, Ypsilanti/EUA, 21/04/47), Ron Asheton (guitarra), Dave Alexander (baixo) e Scott Asheton (bateria) reúnem-se pela primeira vez em 67. Desde os primeiros shows apresentam uma performance agressiva: Iggy, entre outras coisas, corta a própria pele com pedaços de vidro e se atira do palco para a platéia - No ano seguinte, assinam um contrato com a Elektra. O primeiro álbum, The Stooges (69), não alcança sucesso comercial. Músicas como "I Wanna Be Your Dog", "No Fun" e "1969" terão, porém, influência decisiva sobre o movimento punk na década seguinte - Em 70, sai Fun House, que também não consegue boas vendagens. Nesse mesmo ano, o grupo se separa, e Iggy inicia um tratamento de desintoxicação - Dois anos depois, David Bowie decide dar um novo impulso à carreira de Iggy, reagrupando os Stooges com James Williamson (guitarra), Ron Asheton (agora no baixo) e Scott Asheton (bateria). Raw Poweré aclamado pela crítica e consegue algum sucesso nos EUA em 73. Depois de excursionar com Scott Thurston nos teclados, a banda se separa definitivamente ainda nesse ano. Iggy Pop voltará em carreira solo em 76.

    FRASES: "Eu tomava duas gramas de anfetamina, fazia cinco viagens de LSD e fumava toda a maconha que eu pudesse antes dos shows dos Stooges. Era eficaz" (Iggy Pop). "Só cheguei a me cortar no palco com cacos de vidro uma vez". "Era perigoso fazer parte dos Stooges. Hoje, os grupos imitam nossos gestos, mas porque são encorajados a fazer isso" (Iggy, em 88).


    1969 - The Stooges: Download

    1970 - Fun House:
    Download

    1973 - Raw Power:
    Download

    2007 - The Weirdness:
    Download

    2008 - Escaped Maniacs:
    Download

    2010 - Anthology Box: Stooges & Beyond:
    Download Parte 1 / Download Parte 2