O Blog Arquivo Crucial não hospeda nenhum arquivo no seu servidor. Se alguma postagem venha prejudicar o seu autor, por favor entre em contato para a exclusão imediata da mesma. Nosso objetivo é apenas divulgar. Compre os CD´s originais e prestigie seu artista favorito.

    quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

    O Terço

    Image and video hosting by TinyPic

    O Terço foi um grupo musical brasileiro formado no Rio de Janeiro em 1968 por Jorge Amiden (baixo), Sérgio Hinds (guitarra) e Vinícius Cantuária (bateria).

    Segundo Sérgio Hinds, a palavra terço foi escolhida como nome da banda porque é uma medida fracionária que corresponde a três ou a “terça parte de alguma coisa”, como num rosário. O Terço caiu como uma luva devido a primeira formação da banda, que era a de trio (guitarra, baixo, bateria). Inicialmente, o nome escolhido tinha sido “Santíssima Trindade”, mas para evitar atritos com a Igreja Católica, foi adotado “O Terço”.

    Nos primeiros trabalhos misturando rock tradicional com música clássica e psicodelismo, além de vocais bem elaborados, o grupo colecionou vitórias em festivais de músicas: 1º lugar no “Festival de Juiz de Fora” com “Velhas Histórias”, de Renato Corrêa e Guarabyra e 3º de 4º lugares em duas edições do “Festival Internacional da Canção” (FIC), respectivamente com “Tributo ao Sorriso” e “O Visitante”.

    Depois do primeiro disco, se tornou um quarteto, incorporando Cesar de Mercês como baixista. Pouco tempo depois Amiden deixa o grupo, que volta a se tornar um trio. Mas a fase de maior repercussão foi aquela em que estiveram na banda Luiz Moreno (bateria), Sérgio Magrão (baixo) e Flávio Venturini (teclados e viola), estes dois últimos futuros criadores do grupo mineiro 14 Bis, de grande repercussão nos anos 80.

    Além dos componentes efetivos da banda, participaram dos seus trabalhos, como músicos ou como compositores, diversos artistas que futuramente se tornariam famosos: Sá & Guarabyra, Márcio Borges e Murilo Antunes (mais conhecidos como parceiros de Milton Nascimento e de toda a turma do Clube da Esquina em diversas composições).

    Apesar de ter sido desativado após 1978, o grupo se reuniu periodicamente, com formações diversas, para a gravação de novos trabalhos. De um modo geral sua obra fez e faz mais sucesso no exterior do que no próprio Brasil.


    1970 - O Terço: Download

    1972 - O Terço:
    Download

    1975 - Criaturas da Noite:
    Download

    1976 - Casa Encantada:
    Download

    1978 - Mudança de Tempo:
    Download

    1983 - Som Mais Puro:
    Download

    1990 - O Terço:
    Download

    1992 - Time Travellers:
    Download

    1994 - Live at Palace:
    Download

    1996 - Compositores:
    Download

    1998 - Spiral Words:
    Download

    1999 - Tributo à Raul Seixas:
    Download

    2007 - Ao Vivo:
    Download