O Blog Arquivo Crucial não hospeda nenhum arquivo no seu servidor. Se alguma postagem venha prejudicar o seu autor, por favor entre em contato para a exclusão imediata da mesma. Nosso objetivo é apenas divulgar. Compre os CD´s originais e prestigie seu artista favorito.

    sábado, 3 de setembro de 2011

    The Boomtown Rats

    Image and video hosting by TinyPic

    The Boomtown Rats (1975-1984) foram um grupo de Punk Rock/New Wave liderado pelo vocalista Bob Geldof. Tiraram o nome da banda do livro Bound for Glory, de Woody Guthries. Em 1976 mudam-se para Londres e se envolvem com o movimento punk da cidade. Assinam contrato com a Ensign Records e lançam seu primeiro single, Looking After No. 1 em agosto de 1977. Este foi o primeiro, de novo singles, a entrar no Top 40 britânico.

    Sua estréia em LP acontece pouco tempo depois, em setembro de 1977. O disco foi lançado pela Ensing no Reino Unido e pela Mercury nos Estados Unidos. No ano seguinte lançam o segundo trabalho, Tonic for the Troops, chegando ao primeiro posto das paradas com o single Like Clockwork. In the Fall e Rat Trap também apareceram bem nas paradas, sendo que a última é o primeiro grande hit da banda. Em 1978 o álbum é lançado nos Estados Unidos pela Columbia Recods com duas faixas diferentes da versão inglesa. Na versão norte-americana aparecem duas canções do álbum de estréia do Boomtown Rats.

    O segundo grande hit da banda foi lançado em 1979. I Don´t Like Mondays, canção inspirada em um adolescente californiano que se matou e usou como justificativa o fato de não gostar de segundas-feiras. A música apareceu no terceiro disco do Boomtown Rats, The Fine Art of Surfacing, lançado em outubro do mesmo ano. I Don´t Like Mondays, um pouco depois, tornou-se o único single a conseguir aparecer nas paradas norte-americanas - no Brasil é a única canção realmente conhecida da banda pelo público que ouve, e ouvia, rádios rock. Se nos Estados Unidos a banda continuava desconhecida, na Inglaterra e arredores, o grupo conquistava mais um Top Ten, agora com Someone´s Looking at You.

    Em novembro de 1980, a banda lança Banana Republic, que viria a ser a última canção a entrar no Top Ten britânico. A canção apareceria em Mondo Bongo, quarto álbum, lançado em janeiro de 1981. Pouco depois do lançamento, Gerry Cott, guitarrista do grupo, deixa o Boomtonw Rats, que continua como um quinteto e com este formato lança V Deep, quinto disco, em fevereiro de 1982. Nos Estados Unidos, a Columbia, na mesma época, lança apenas um EP com quatro canções retiradas do álbum de estréia da banda, lançando V Deep apenas em setembro. Ainda em 1982, Bob Geldof estrela o filme Pink Floyd: The Wall.

    A Columbia ainda lança, em março de 1983, um EP com seis canções da banda, uma coletânea chamada Ratrospective, mas não aceita lançar o sexto álbum do grupo, In the Long Grass, que sai apenas na Inglaterra. No ano seguinte, Geldof e Midge Ure, do Ultravox, escrevem Do They Know It´s Christmas? e organizam o Band Aid, uma reunião de vários artistas britânicos, como U2, Duran Duran, Culture Club, entre outros, visando levantar dinheiro para a Etiópia, que vivia uma crise devido à seca que afligia o país. O single se tornou o mais vendido da história da música inglesa. Geldof, então, organizou o Live Aid, concertos com vários artista que aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia. Com o sucesso do festival, Geldof conseguiu que a Columbia lançasse nos Estados Unido o álbum In The Long Grass, mas que falhou ao tentar o sucesso. Sem gravadora, o Boomtown Rats se separa e em 1996, Geldof sai em carreira solo sem muito sucesso.

    Em 2005, Geldof retoma o tema que deu origem ao Live Aid e reúne novo artistas britânicos, como o Coldplay, para a regravação de Do They Know It´s Christmas. No mesmo ano nasce o Live 8, com diversos shows pelo mundo, levantando fundo para os pobres do continente africano. Em 2007 é criado o Live Earth, também por Geldof, o evento tenta alertar o público quanto aos perigos do aquecimento global. O evento é duramente criticado por alguns artistas, como o Pet Shop Boys, que dizem que os shows causam tanto problema quanto a poluição.


    1977 - The Boomtown Rats: Download

    1978 - A Tonic for the Troops:
    Download

    1979 - The Fine Art of Surfacing:
    Download

    1981 - Mondo Bongo:
    Download

    1982 - V Deep:
    Download

    1984 - In The Long Grass:
    Download

    2005 - Live at Hammersmith Odeon 1978:
    Download