O Blog Arquivo Crucial não hospeda nenhum arquivo no seu servidor. Se alguma postagem venha prejudicar o seu autor, por favor entre em contato para a exclusão imediata da mesma. Nosso objetivo é apenas divulgar. Compre os CD´s originais e prestigie seu artista favorito.

    terça-feira, 10 de janeiro de 2012

    Marty Friedman

    Image and video hosting by TinyPic

    Marty Friedman (nascido como Martin Adam Friedman, 8 de dezembro de 1962) é um guitarrista norte-americano. Ele foi guitarrista da banda de thrash metal Megadeth por quase dez anos.

    Técnico e exótico, palavras que melhor resumiriam o estilo e a musicalidade de Marty Friedman, ex-guitarrista do Megadeth. Seu detalhe mais interessante é a maneira como ele segura a palheta.

    Sua técnica foi adquirida em longas horas de estudo, no começo Marty só estudava uma hora por dia, e ensaiava três horas com sua banda, com o tempo quando começou a tocar coisas mais difíceis passou a estudar mais horas em sua casa.
    Friedman teve muita influência de lugares onde morou e isso acabou se refletindo em seu estilo exótico e peculiar de tocar guitarra, lugares como a Alemanha, Califórnia e Hawaii, esse último em especial, pois a cultura japonesa tem grande influência. É provável que a música japonesa seja grande responsável por tornar seu estilo tão marcante.

    Quando adulto, foi várias vezes ao Japão e comprava muitas fitas de música japonesa. Nesse período Marty não sabia falar japonês (hoje é possível vê-lo sendo entrevistado em rádios e tvs nesse idioma), comprava mesmo não sabendo o que estava escrito na capa. Diz ele ter mais elementos dessas fitas em suas músicas do que as coisas típicas do Van Halen ou Eric Clapton, além das bandas como Kiss, Ramones e Black Sabbath. Marty Fridman gosta muito também de outros estilos como pop e música eletrônica. Além de grande fã de Elvis Presley, artista o qual coleciona material desde pequeno.

    Conhecido como ex-guitarrista do Megadeth, onde entrou em fevereiro de 1990, porém, sua carreira musical começou muito antes disso. Seu primeiro grande show foi com a banda Hawaii abrindo para o Deep Purple em Honolulu - Hawaii.
    Em 1986 Marty Friedman se reuniu com o virtuoso guitarrista Jason Becker para formar o Cacophony, banda que reunia fortes influências Neo-Clássicas e Heavy Metal, lançando o álbum Speed Metal Symphony. Um ano depois eles viriam a lançar o álbum Go Off, o qual repetia os feitos do álbum anterior.
    Até hoje Cacophony é citada como um dos maiores projetos relativos à guitarra rock/metal.

    Com o Cacophony, dividia as guitarras com Jason Becker, grande amigo de Marty, e que sofre com uma doença muito rara que paralisa todos os músculos do corpo, impedindo-o de tocar guitarra. Segundo Friedman, quando está com preguiça de tocar, logo pensa em Jason e isso o motiva a continuar. Participou também de vários projetos como o Explorer’s Club (que já contou com a participação de John Petrucci). Mas foi com o Megadeth que Friedman chegou ao topo, onde vendeu mais de 10 milhões de cópias, recebeu 27 discos de ouro e platina por todo o mundo e recebeu várias indicações ao Grammy.

    Mas foi com o Megadeth também que, em 1991, tocou no Rock In Rio, e teve a oportunidade de tocar para mais de 140.000 pessoas. Saiu do Megadeth após o disco "Risk". Suas razões foram explicadas por ele, através de seu site na época, e tinham a ver com o direcionamento que a banda tomou, e também por desentendimentos gerados pela edição do disco "Risk". Ele alegou que, na audição da mixagem final do disco tomou conhecimento de que várias guitarras suas haviam sido "cortadas" sem seu consentimento.

    Marty Friedman escreve regularmente para várias revistas, entre elas estão a americana Guitar World e as japonesas Young Guitar e Burrn e quando não está em turnê ou gravando, costuma realizar workshops pelo mundo.

    Atualmente acompanha a cantora Aikawa Nanase, na gravação em estúdio e turnê. Também tem gravado e compondo material com produtores de lá mesmo, além das vídeos-aulas. Seu trabalho mais recente é a música Street Demon, trilha sonora do jogo Formula One 2005 para Playstation 2.


    1988 - Dragon's Kiss: Download

    1992 - Scenes:
    Download

    1994 - Introduction:
    Download

    1996 - True Obsessions:
    Download

    2002 - Music for Speeding:
    Download

    2006 - Loudspeaker:
    Download

    2008 - Future Addict:
    Download

    2009 - Tokyo Jukebox:
    Download

    2010 - BAD D.N.A.:
    Download

    2011 - Tokyo Jukebox 2:
    Download