O Blog Arquivo Crucial não hospeda nenhum arquivo no seu servidor. Se alguma postagem venha prejudicar o seu autor, por favor entre em contato para a exclusão imediata da mesma. Nosso objetivo é apenas divulgar. Compre os CD´s originais e prestigie seu artista favorito.

    quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

    Helmet

    Image and video hosting by TinyPic

    Helmet é uma banda americana de rock alternativo formada em Nova Iorque por Page Hamilton (vocais/guitarra), com Henry Bogdan (baixo), Peter Mengede (guitarra) e John Stanier (bateria) em 1989. Foram descobertos por Tom Hazelmeyer e contratados para sua gravadora Amphetamine Reptile Records, lançando seu primeiro single ("Born Annoying") no mesmo ano. Em 1990 lançaram o primeiro álbum, "Strap It On".

    Helmet foi considerada uma banda com letras inteligentes, e seu visual "comum/limpo" surpreendeu diversas pessoas, uma antítese ao visual estereotipado de bandas de rock pesado. Seu som é caracterizado por riffs de guitarras repetitivos em afinação Drop D (ré) Drop C# (ré bemol) e Drop C (dó). O som da guitarra é altamente distorcido e os refrões usam efeitos de guitarra ("guitar feed back waves").

    Hamilton é considerado como um dos mais inovativos guitarristas dos anos 90.
    O nome "Helmut" foi sugerido pela então namorada de Pete Mengede. Hamilton optou pela versão anglicana do nome ("Helmet"), pensando que "soava como um nome legal para a banda".

    O sucesso internacional do grupo veio em 1992, após assinar com a Interscope Records. O primeiro lançamento foi o super aclamado álbum de ouro "In The Meantime", com o hit "Unsung" liderando as paradas de rock.

    Após o lançamento e a turnê do álbum "Betty" de 1994, Rob Echevarria, então guitarrista na época, deixou a banda para entrar na banda Biohazard. Em 1997 gravaram o álbum "Aftertaste" como um trio e chamaram Chris Traynor para tocar guitarra na turnê desse mesmo álbum. Infelizmente essa turnê provou ser uma das últimas do Helmet, pois logo decidiram se separar. Perguntado sobre o fim da banda, Hamilton retrucou: "9 anos, 1600 shows, 5 álbuns e nós achamos difícil olharmos uns para os outros".

    Em 2003, ainda na Interscope Records, Hamilton reformou Helmet e lançaram o álbum "Size Matters". Lançaram ainda "Monochrome" e tocaram na Warped Tour de 2006 e mais uma vez os membros deixaram o grupo, sobrando apenas Hamilton. Novos membros (Kyle Stevenson, na bateria e Jon Fuller, no baixo) foram anunciados em setembro de 2006, provando que o Helmet segue firme e forte como um dos maiores ícones do rock pesado desse século.


    1990 - Strap It On: Download

    1992 - Meantime:
    Download

    1994 - Betty:
    Download

    1995 - Born Annoying:
    Download

    1997 - Aftertaste:
    Download

    2004 - Unsung: The Best of Helmet (1991–1997):
    Download

    2004 - Size Matters:
    Download

    2006 - Monochrome:
    Download

    2010 - Seeing Eye Dog:
    Download Parte 1 / Download Parte 2