O Blog Arquivo Crucial não hospeda nenhum arquivo no seu servidor. Se alguma postagem venha prejudicar o seu autor, por favor entre em contato para a exclusão imediata da mesma. Nosso objetivo é apenas divulgar. Compre os CD´s originais e prestigie seu artista favorito.

sábado, 23 de maio de 2015

Rattus

Image and video hosting by TinyPic

RATTUS foi formado na primavera de 1978 na Finlândia por Jake e Vellu que começaram a tocar canções de bandas punk, principalmente inglesas só por diversão (Sex Pistols, The Damned, The Clash, etc.) algumas semanas depois eles pediram para o irmão de Jake, Tomppa, que unisse a banda e assim ele fez. O nome “RATTUS” foi tirado do primeiro LP dos The Stranglers, ” Rattus Norvegicus “. RATTUS em latim que significa um rato, um rato muito grande. No início o RATTUS fazia somente shows próximo ao bairro deles. Em 1980 o RATTUS lançou o seu 1º registro; um compacto pelo selo da banda “Hilipili Records”. Foram feitas só 200 cópias e vendidas principalmente aos amigos. O 2º registro foi gravado no mesmo ano e foi lançado no início de 1981, novamente pelo selo Hilipili. Foram feitos 200 cópais nos 1º prensagem e mais 100 depois, sendo que 50 desses, foram enviados para a Inglaterra e um recordstore/mailorder chamado Bullet gostou do som da banda e quis ajudar vendendo na Inglaterra.

A Poko Records (também uma loja de discos chamada Epe´s) assinou com a banda e os próximos quatro registros foram lançados pela gravadora, (eles foram todos compilados em um CD que registrou os trabalhos de 1981 – 1984 e foi lançado em 1993). Em november 1981 o RATTUS abriu para o The Exploited em três shows realizados na Finlândia. Era para o RATTUS abrir os shows do Dead Kennedys em dezembro, mas isso não aconteceu. (Jello Biafra ouviu falar sobre isso anos depois e ficou chateado, pois queria que o RATTUS abrisse os shows). No começo de 1983, começou a procura por um vocalista, desde que Jake quis apenas tocar guitarra. No princípio os ensaios eram feitos com um velho amigo da banda chamado Astro. Finalmente, a banda escolheu Annikki que já esteve com a banda como roadie desde o começo, assim a escolha foi bastante natural. A primeira vez que o RATTUS tocou fora da Finlândia foi em Arhus, Dinamarca (1983).

Na primavera de 1984, o RATTUS fez durante quatro semanas uma tour européia tocando na Suécia, Alemanha, Holanda, Itália, Iugoslávia, Dinamarca e Inglaterra. Em janeiro de 1984 o Rattus gravou as músicas para o EP ” Ihmiset on Sairaita ” e a Poko Records estava pronta para lançá-lo, mas o chefe de gravadora pensou que uma banda punk não venderia bem e disse que o RATTUS deveria tentar achar outra gravadora para lançar isto. Na primavera de 1985 encontraram uma nova gravadora chamada a Ann & Archies Records que fizeram o lançamento do EP. Esses faixas foram incluídos na versão brasileira de ” Uskonto on Vaara ” que agora tem 15 faixas; e é um disco arrasador!!! Uma destas canções está na coletânea Maximum Rock´n´Roll ´Welcome to 1984´. Na ocasião os integrantes do RATTUS começaram a escutar metal cada vez mais (Metallica, Slayer e Venom) e suas canções também começaram a soar mais metal. Annikki sai da banda por não gostar do novo estilo de som e Jake assumiu o vocals em Março de 1986. Dessa forma, duas novas canções, mais metálicas, com Annikki no vocal, foram lançados na coletânea “Have a Rotten Chrismas Vol II” Assim, Jake começou a cantar novamente e banda se tornou novamente um trio.

Em julho o RATTUS registrou um novo LP, mas pelo selo Dekadenz, que também pagou os estúdios mas não ficou satisfeito com o novo material mais metálico. O álbum “Stolen Life” foi lançado depois na França e Brasil. Um novo integrante, Kari, se juntou a banda como 2º guitarrista em dezembro de 1986. Os primeiro shows com a nova formação aconteceram na Suécia e Dinamarca em Fevereiro de 1987. Os fãs estavam esperando para ouvir o velho HC-Punk, mas ficaram desapontados com o que ouviram. Em novembro de 1987, gravaram o compacto “RATTUS”, que se tornou a última gravação oficial. O Rattus se separou em fevereiro de 1988. O último show foi realizado em Jyväskylä em 15 de janeiro de 1988. Algumas bandas foram formadas com o fim do RATTUS. Jake seguiu com o “ZWANGIZER” e Vellu & Kari continuou com “CHOREA”. O estilo dessas duas bandas era o metal. Annikki teve TAK TIK-SANGRENTO & BRATATTACK com Astro HILJAINEN KEVÄT e Jake.

Novo milênio, o Rattus tocou ao vivo em 14 de abril de 2001 em Vernissa (Vantaa) com a formação original! Tomppa, Vellu, Jake e Annikki fizeram isto depois de 13 anos!!! O RATTUS ainda detona no seu som furioso e flamegante como o inferno. E velho amigo da banda Astro estava lá também e teve sua participação em “Rumia Ruumiita” & “Horror Business”. O Segundo show no novo milênio aconteceu em Hämeenlinna Ämyrock no dia 29 de junho 2002. Eles deram uma lição de como tocar HardCore ao Vernissa 2001, dessa vez eles realmente fizeram os fãs “baterem cabeça”. O RATTUS tocou ao vivo na YO-Talo Tampere (Finlândia) em 04 de abril de 2003. O set consistiu no velho e bom HC, talvez Jake e Vellu tinham colocado algum toque enganador para eles, de qualquer maneira, bom como inferno. A banda fez a sua parte e a multidão estava fazendo o melhor em “moshing” e cantando junto.


1980 - Khomeni-Rock EP: Download

1981 - Fucking Disco EP: Download

1981 - Rattus on Rautaa EP: Download

1982 - WC Räjähtää: Download

1982 - Rajoitettu Ydinsota EP: Download

1984 - Uskonto on Vaara: Download

1985 - Ihmiset on Sairaita EP: Download

1986 - Stolen Life: Download

1988 - Win or Die EP: Download

1996 - Täältä Tullaan Kuolema: Download

2003 - Rattus: Download

2005 - Rattus: Download

2007 - Uudet Piikit: Download

2013 - Turta: Download

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...