O Blog Arquivo Crucial não hospeda nenhum arquivo no seu servidor. Se alguma postagem venha prejudicar o seu autor, por favor entre em contato para a exclusão imediata da mesma. Nosso objetivo é apenas divulgar. Compre os CD´s originais e prestigie seu artista favorito.

    sábado, 12 de fevereiro de 2011

    Pink Floyd

    Image and video hosting by TinyPic

    Richard William Wright (28/07/45, Londres/GB, teclados) convida em 65 os ex-colegas do curso de arquitetura George Roger Waters (6/09/44, Surrey/GB, baixo) e Nicholas Berkeley Mason (27/01/45, Birmingham/GB, bateria) para formar uma banda. Ainda nesse ano, a entrada de Roger Keith Barrett (Syd, 6/01/46, Cambridge/GB) nos vocais e guitarra completa a formação original do grupo. É Barrett quem sugere o nome, a partir de dois ídolos seus, os bluesmen Pink Anderson e Floyd Council - Percorrem o circuito underground inglês durante dois anos. Em 67, assinam com a EMI e lançam o compacto "Arnold Layne", sem obter sucesso comercial. A escalada do single "See Emily Play" até o quinto posto da parada inglesa não impede que o álbum de estréia seja ignorado pelo grande público. The Piper At The Gates Of Dawn é o último LP com composições de Banett. Em março de 68, ele deixa a banda, devido a problemas mentais atribuídos ao seu envolvimento com o LSD. David Gilmour (6/03/44, Cambridge/GB, guitarra, vocais), que já tocava com eles há alguns meses, assume seu lugar - Mas quem passa a liderar a banda é Roger Waters, que substitui as curtas viagens psicodélicas de Syd por faixas de longa duração, a partir do LP A Saucerful Of Secrets - Uma turnê de sucesso pelos EUA realizada em 69 é registrada em um LP do álbum duplo Ummagumma, que marca o início da fase progressiva do Floyd - Atom Heart Mother, uma suíte para grupo e orquestra lançada em 70, é um grande sucesso de vendagem. A banda passa a incrementar seus shows com sofisticados efeitos sonoros e visuais. O Pink Floyd entra definitivamente para a história do rock com o lançamento de The Dark Side Of The Moon, em março de 73. Com apenas um compacto de sucesso, "Money", o LP se transforma num fenômeno de vendagem, permanecendo durante mais de setecentas semanas na parada americana. Além disso, consolida um estilo que se repetirá nos lançamentos seguinte: Wish You Were Here e Animals - "Another Brick In The Wall" é o hit single que puxa as vendagens do LP de 79. The Wall servirá ainda de base para um filme de Alan Parker - um grande sucesso de bilheteria de 82 - Durante as gravações de The Final Cut, Richard Wright deixa o grupo. A crise interna leva à dissolução da banda, logo após o lançamento do LP - No final de 86, Wright, Mason e Gilmour voltam a se reunir sob o nome de Pink Floyd. Depois de derrotar Roger Waters na justiça - o guitarrista alega ter direitos sobre o nome -, o trio lança A Momentary Lapse Of Reason. O álbum entra nas "Dez mais" da parada americana e é seguido por uma bem-sucedida turnê mundial. A excursão é registrada no duplo ao vivo Delicate Sound Of Thunder, o disco mais recente da banda. Em julho de 90, Roger Waters organiza um concerto em Berlim, onde são executadas as faixas do LP The Wall, sem a presença dos atuais integrantes do Pink Floyd. Em 15 de setembro de 2008 Richard Wright, morreu aos 65 anos após uma curta batalha contra o câncer.

    FRASES: "Naquela época, tinha tanto fumo e ácido rolando que ninguém consegue se lembrar de nada" (Roger Waters, sobre o psicodelismo). "Eu ficaria feliz se você gostasse do que eu estou fazendo e do que ele está fazendo, se ele não estivesse usando o nome Pink Floyd. Ele não é Pink Floyd. Se alguém pode usar esse nome, esse alguém sou eu" (Roger Waters, sobre David Gilmour). "Ele se impôs como a figura central do grupo. Foi o que ele sempre quis. Eu e Nick sentíamos que esse não era o melhor caminho a seguir" (David Gilmour, sobre Roger Waters).



    1967 - The Piper at the Gates of Dawn: Download

    1968 - A Saucerful of Secrets:
    Download

    1969 - Soundtrack from the Film More:
    Download

    1969 - Ummagumma:
    Download

    1970 - Atom Heart Mother:
    Download

    1971 - Meddle:
    Download

    1972 - Obscured by Clouds:
    Download

    1973 - The Dark Side of the Moon:
    Download

    1975 - Wish You Were Here:
    Download

    1977 - Animals:
    Download

    1979 - The Wall:
    Download

    1983 - The Final Cut:
    Download

    1987 - A Momentary Lapse of Reason:
    Download

    1994 - The Division Bell:
    Download

    2014 - The Endless River:
    Download

    Nenhum comentário: