O Blog Arquivo Crucial não hospeda nenhum arquivo no seu servidor. Se alguma postagem venha prejudicar o seu autor, por favor entre em contato para a exclusão imediata da mesma. Nosso objetivo é apenas divulgar. Compre os CD´s originais e prestigie seu artista favorito.

    domingo, 20 de fevereiro de 2011

    Nirvana

    Image and video hosting by TinyPic

    Kurt Cobain (Aberdeen/EUA, vocais, guitarra), Chris Novoselic (Aberdeen/EUA, baixo) e Aaron Burkhart (bateria) formam o Nirvana, em 87. Cobain e Novoselic tocavam juntos desde 85, quando haviam sido apresentados por Buzz Osborne, líder dos Melvins, bando pioneiro do "cena de Seattle" - O produtor Jack Endino levo a fito para Jonathan Poneman, um dos donos do gravadora Sub Pop, sediada em Seattle. Ainda em 87, o Nirvana assina com a Sub Pop - No final de 88, sai o primeiro single, "Love Buzz", produzido por Endino - O álbum de estréia, Bleach, sai em junho de 89. Na formação, está o baterista Chad Channing (o guitarrista Jason Everman, embora seja creditado, não participa do disco, tocando com o grupo apenas no palco). O disco vende cerca de trinta mil cópias, colocando o hit "Silver" nas rádios universitárias norte-americanas. Também em 89 sai o EP Blew - Durante a turnê de Bleach, Everman deixa o grupo, que passa a tocar como um trio - No final de 90, deixam a Sub Pop e assinam com o Geffen. Nessa mesma época, Dave Grohl assume o bateria, ocupando o lugar de Danny Pellers (que teve uma passagem curta pelo Nirvana antes de se integrar ao Mudhoney) - Nevermind é lançado em setembro de 91. O primeiro single, "Smells Like Teen Spirit", ganho alto rotação na MTV norte americano, e o álbum escala a parada até o primeiro posto nos EUA, ficando em sétimo na Inglaterra. "Smells..." chego ao sexto lugar nos EUA. Os hits seguintes são "Come As You Are" e "Lithium" - Nos meses seguintes, excursionam pelos EUA e Europa. Ao vivo, o grupo fica famoso por destruir guitarras e amplificadores (especialmente Cobain) - No dia 24 de fevereiro de 92, ele se casa com Courtney Love, líder da banda Hole. Depois do Nirvana, outras bandas de Seattle, como Pearl Jam, Mudhoney e Alice In Chains, entram na parada norte-americana. A cidade passa a ser celebrada como novo "meca" do rock´n´roll - inclusive no cinema, onde um roqueiro de Seattle é o personagem principal de Singles, de Cameron Crowe - No dia 5 de abril de 1994, o líder do Nirvana, Kurt Cobain, morreu com um tiro na cabeça.

    FRASES: "É sobre a apatia da minha geração. Me enoja. Me enoja a minha apatia também" (Kurt Cobain, sobre "Smell..."). "Não culpo os garotos punks por me chamarem de vendido. Eu entendo. Quando eles crescerem um pouco, talvez percebam que há mais coisas na vida do que seguir fielmente uma identidade "rock´n´roll". "Não sou o porta-voz de uma geração. Sou o porta-voz de mim mesmo. Sou confuso, não tenho respostas para nada". "Tenho o dever de alertar os garotos contra grupos como Pearl Jam, que estão apenas pegando carona na onda de Seattle e soam como o Poison".



    1989 - Bleach: Download

    1991 - Nevermind:
    Download

    1992 - Incesticide:
    Download

    1993 - In Utero:
    Download

    1994 - MTV Unplugged in New York:
    Download

    1996 - From the Muddy Banks of the Wishkah:
    Download

    2002 - Nirvana:
    Download

    2009 - Live at Reading:
    Download

    Nenhum comentário: