Eles começam, geralmente da mesma maneira, numa roda de amigos, onde um toca bateria, outro se arrisca na guitarra e um terceiro é empurrado para o vocal. É aí que começa a batalha de uma banda de garagem, geralmente faltam oportunidades para mostrar o trabalho, eles são independentes e se autodenominam como underground. O começo de uma banda de garagem nem sempre é fácil, o caminho para o "estrelato" é duro, e exige muita dedicação por parte de todos da banda. A falta de tempo para ensaiar e a falta de instrumentos são dois motivos básicos para muitas bandas desistirem no meio do caminho. Mas a paixão da música é maior do que qualquer obstáculo, ser banda de garagem é gratificante em muitos aspectos, por exemplo, ter seus quinze segundos de fama "você não toca pelo dinheiro, você toca porque gosta e pelo que você é. A galera que vai no show, não vai porque é modinha, vai porque gosta...". E quem pensa que eles, bandas underground, estão sozinhos no mundo está muito enganado.
Existem muitos locais que incentivam e abrem espaço para eles mostrarem o seu trabalho, no Rio de Janeiro, o Hard Rock Café e em São Paulo bares como Hangar 110 e Blackmore, são ótimos para a divulgação das bandas que fazem cover ou que tem composições próprias. Além das casas noturnas algumas rádios também investem na idéia. Outro veículo que as bandas podem se apoiar é a Internet, é um excelente meio para divulgar material. A própria banda pode fazer um site, ou podem fazer parte de sites que pode veicular as músicas da banda ou que divulga as bandas, colocando agenda de shows, links para site das bandas, e resenhas de demos. Bom, talvez a maior dúvida de uma pessoa que tem uma banda de garagem seja: o que devo fazer? Primeiro: seja muito persistente, não desista e faça de tudo para te notarem, grave demos, e mande material para gravadora, não deixem de falar que você tem uma banda, você pode estar falando com uma pessoa que trabalhe numa gravadora; e não se esqueça: a batalha talvez seja uma das partes mais gostosas da conquista!
Aqui vai uma coletânea independente (da gravadora Star Music) para você perceber que existem ótimas bandas que ainda não conseguiram o estrelato.
Aqui vai uma coletânea independente (da gravadora Star Music) para você perceber que existem ótimas bandas que ainda não conseguiram o estrelato.
Gold Star Collection
01. Anjos Negros - Enjoy My Rock'n Roll
02. Crossfire - Things in my Head
03. Morlocks - Volação
04. Morlocks - Ms. Anderson
05. Vorpal Blade - Nightcap
06. Vorpal Blade - Blind
07. Thanatus - The Truth
08. Thanatus - The Drowned
09. Krepúsculo - One More Time
10. Krepúsculo - Don't Be Lost on Storm
11. Philadelphia - (S) Cem Motivo (S)
12. Philadelphia - Taste
13. Payee - Reminder
14. Payee - Pushover
15. Nuts - Nuts Meets John Constantine
16. Nuts - Reflexão
17. Ratazana - Mundo de Opressão
18. Ratazana - New Order
Nenhum comentário:
Postar um comentário